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Comité de Ética

Con independencia técnica y científica, la Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny cuenta con un órgano consultivo -el Comité de Ética- cuya finalidad es reflexionar y pronunciarse sobre aspectos de carácter ético y bioético en relación con la formación, la prestación asistencial y la investigación clínica. proyectos en el área de salud/enfermería.

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Este órgano consultivo tiene facultades generales y específicas que le permiten emitir opiniones, informes o recomendaciones, promoviendo la integridad, el rigor científico, la justicia y el respeto a la dignidad humana. 

OBJETIVOS

a) Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógico didáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;

 

b) Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes;

 

c) Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem;

 

d) Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino;

 

e) Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente nas áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;

 

f) Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas;

 

g) Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.

COORDDENADOR

Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)

https://pedagogia21.ulusiada.pt/ 

PARCEIROS

2º Congresso Internacional Pedagogia XXI:

O LUGAR DA(S) INTELIGÊNCIA(S): ENTRE O RELACIONAL E O ARTIFICIAL

2.º Congresso Internacional ‘Pedagogia XXI’, subordinado ao tema O LUGAR DA(S) INTELIGÊNCIA(S): ENTRE O RELACIONAL E O ARTIFICIAL, teve lugar na Universidade Lusíada, cidade do Porto.

A Cluny esteve representada por Docentes e Estudantes, com preleções que integraram o painel principal do congresso:

- "A simulação como estratégia de fortalecimento da relação pedagógica." pela Professora Doutora Luísa Santos

- "Aprendendo a Distância: Partilhas e Conexões no Ensino entre o Continente e Ilhas." pelos Estudantes do Mestrado em Enfermagem Comunitária, Elisabete Rodrigues e Duarte Moreira.

 

Enaltecemos também as apresentações de cinco póster realizados por Docentes e Estudantes Cluny para este evento direcionado a Estudantes, Professores e Investigadores. A frequência no ensino superior continua muito valorizada pelos portugueses e desempenha um papel essencial na abordagem aos desafios da sociedade contemporânea, tornando premente a contínua reflexão em torno do ensino superior.

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