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178 itens encontrados para ""

  • Home | ESESJCluny

    LICENCIATURA PÓS-GRADUAÇÕES PÓS-LICENCIATURAS MESTRADOS CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL OUTRAS FORMAÇÕES Formação de Excelência Corpo Docente Especializado Tutores Clínicos Experientes Ambiente Formativo de Proximidade Grupos Estudantis Associação Estudantes EnferTuna DPES Cluny's Events Infraestruturas Laboratório Avançado de Enfermagem Simuladores e Equipamentos de Excelência Apoio ao Estudante Bolsas de Estudo Estágios Organizados Projetos na Comunidade Programas de Intercâmbio Apresentação Defesas de Mestrado 100 TAXA DE EMPREGABILIDADE 75 ANOS DE EXPERIÊNCIA 16 DOCENTES ESPECIALISTAS 9 ÁREAS DE ESPECIALIDADE

  • Notícias

    Notícias 18/04/2024 Cluny Spring School '24 Workshops Cluny Spring School '24 Read More 15/04/2024 Unidade de Farmacovigilância da RAM na Cluny ​ Read More 18/03/2024 Alumni-Cluny Foste Estudante Cluny? Este convite é para ti! Read More 1/03/2024 Academia e Espiritualidade Encontros com os Docentes Read More 20/02/2024 Início do 2º semestre na Cluny. Início do 2º semestre na Cluny marcado pela conferência "A natureza não perdoa - Como cuidar, proteger e valorizar a nossa casa comum" e pelo hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas. Read More 16/02/2024 Renovação da Acreditação Institucional ​ Read More 6/02/2024 Programa de mobilidade internacional Erasmus+ ​ Read More 5/02/2024 Nomeação Conselho de Direção ​ Read More 19/01/2024 Enfermagem e Sustentabilidade | Integrando Práticas Eco-conscientes para o Futuro da Saúde Global ​ Read More 12/01/2024 Projeto Nurses4ONEHealth | práticas de sustentabilidade da saúde Estudantes da ESESJCluny, no âmbito do projeto Nurses4ONEHealth, promovem práticas de sustentabilidade da saúde, junto dos estudantes da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes Read More 11/01/2024 Podcast Experts4ONEHealth® A Cluny disponibiliza o terceiro podcast Experts4ONEHealth®, integrado no projeto Nurses4ONEHealth! Read More 11/01/2024 Enfermagem e Sustentabilidade | Integrando Práticas Eco-conscientes para o Futuro da Saúde Global Conferência Enfermagem e Sustentabilidade | Integrando Práticas Eco-conscientes para o Futuro da Saúde Global Read More 18/12/2023 Podcast Experts4ONEHealth® A Cluny disponibiliza o segundo podcast Experts4ONEHealth®, integrado no projeto Nurses4ONEHealth! Read More 7/12/2023 Cluny Autumn School 2023 Cluny Autumn School 2023 | Resumo Read More 5/12/2023 Workshop Natal +Natural 2023 Eco-Cluny promove o workshop Natal +Natural Read More 6/11/2023 Exercício de simulação no Serviço Regional de Proteção Civil Exercício de simulação de procedimentos organizativos e prioridades de atendimento extra-hospitalar em cenários de múltiplas vítimas no Serviço Regional de Proteção Civil Read More 31/10/2023 Cluny Antumun School 2023 Workshops Cluny Antumun School 2023 Read More 31/10/2023 Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Os estudantes do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica têm participado em diversos eventos no âmbito da sua formação, com a apresentação de trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito deste Mestrado, sob orientação da equipa Pedagógica. Read More 30/10/2023 Podcast Experts4ONEHealth® A Cluny disponibiliza hoje o primeiro podcast Experts4ONEHealth®, integrado no projeto Nurses4ONEHealt! Read More 30/10/2023 Estudantes da Cluny no Parlamento Europeu! Estudantes da Cluny no Parlamento Europeu! Read More

  • Eco-Cluny - workshop Natal +Natural.

    < Voltar Eco-Cluny - workshop Natal +Natural. ESESJCluny 5/01/2023 O Eco-Cluny promoveu o workshop Natal +Natural. Usando recursos oferecidos pela natureza, materiais reutilizados e uma boa dose de criatividade e boa disposição, criou-se elementos decorativos alusivos a esta época, bem como elementos que podem ser usados para outros fins. C entrado nas boas práticas de reutilização e com vista num futuro sustentável, onde todos podemos participar, o Eco-Cluny pretende sensibilizar a comunidade académica para uma economia que se adivinha cada vez mais circular, maximizando e valorizando os produtos e materiais que usamos no dia-a-dia! Anterior Próximo

  • Protocolos e parcerias | ESESJCluny

    Protocolos e Parcerias Voltar

  • Outbound | ESESJCluny

    < Voltar O ut bound No âmbito do Programa Erasmus tive a oportunidade de fazer duas mobilidades para lecionação (Universidade de Nebrija-Madrid e Hacettepe-Ancara). Foi fantástica a possibilidade de conhecer o perfil de estudantes e docentes de dois países com culturas distintas e confirmar que a linguagem da Enfermagem é universal. O acolhimento foi fabuloso e a rede de contactos profissionais a nível internacional foi uma realidade. Merícia Bettencourt, Presidente do Conselho de Direção, ESESJCluny Quando realizei o programa Erasmus, senti o quão frutífero aquele tipo de formação seria para o meu percurso profissional. A aquisição de novos conhecimentos e de saberes com base nas boas-práticas executadas na Biblioteca da Universidad de Castilla - La Macha (Campus de Albacete) fez-me consolidar aprendizagens, melhorando assim o meu nível de competências, que foram colocadas ao dispor do crescimento e desenvolvimento da São José de Cluny. O período de mobilidade, em contexto de formação intensiva, teve um plano detalhado em que o objetivo principal passava pelo contacto com o exercício da Biblioteca da instituição acolhedora e, dessa forma e em particular, desenvolver habilidades gerais e específicas no domínio da pesquisa e tratamento documental na área da Enfermagem. Para além de toda a cooperação inerente ao processo formativo, numa perspetiva de inovação e contacto com a atividade de outro organismo, tive oportunidade de interagir com diferentes pessoas, conhecendo assim novas culturas e melhorando as minhas capacidades linguísticas. Ver outras formas de estar, de uma sociedade distinta, com costumes particulares, e ainda saborear a gastronomia espanhola (e que bem me soube!), fez também parte desse momento, tornando o programa mais interativo e ainda contributivo ao nível do crescimento económico daquele país. Tenho gravadas boas memórias dessa viagem a nível do que aprendi e, não menos importante, das pessoas que tive oportunidade de conhecer. Fábio Ornelas, Responsável de RH e Serviços Administrativos, ESESJCluny O programa ERASMUS + para nós foi sem dúvida uma das melhores experiências das nossas vidas. A oportunidade de vir em busca de novas experiências, conhecer novas culturas, novas dinâmicas e adquirir diversas competências e conhecimentos é sinónimo de um crescimento e enriquecimento pessoal diário. A adaptação a diferentes hábitos, costumes e culturas faz-nos percecionar o que existe em nosso redor, sendo esta experiência uma oportunidade de conviver com pessoas de múltiplas nacionalidades, onde a interação social é deveras importante. O desenvolvimento de capacidades linguísticas é sem dúvida um desafio a que nos propomos conseguindo melhorar cada vez mais essas mesmas competências. Quando lembramos esta experiência o sentimento mais prevalente é sem dúvida o de nostalgia, saudade e desejo de querer voltar. É extremamente gratificante o facto de poder estar em outro pais e conseguir interagir com os utentes aos quais prestamos cuidados assim como com toda a equipa envolvente. Conhecer novos método de trabalho, novas técnicas, distintos recursos de forma a que consigamos desenvolver o insight e refletir sobre as diferenças de dois mundos, de dois sistemas adaptados à população e às necessidades da mesma. A experiência de ERASMUS simboliza um vivenciar de grandes descobertas, de desafios, aprendizagens, um desenvolver de competências inter-relacionais, conhecer novas culturas e o desenvolver de aptidões na autogestão financeira e emocional. O desafio de arriscar e ir à descoberta numa fase inicial pode significar medo e desconforto mas mal os nossos pés sintam outro chão somos consumidos por um sentimento de satisfação e saciedade indescritíveis do desejo de descoberta. Mariana Nascimento, Mariana Rodrigues, Portugal Realizar ERASMUS+ é alcançar o patamar de maior exigência académica. A este estão associadas um conjunto de adaptações, não só profissionais como pessoais. É aprender a viver noutro país, com a sua cultura e costumes, com a sua gente. Mas é também desenvolver novas habilidades para as quais nos propusemos, abraçando todos os dias, todas as oportunidades que nos são oferecidas. Com ele podemos alargar os nossos horizontes, assimilando tudo o que de diferente nos rodeia, dando igualmente o nosso contributo, através das nossas partilhas de conhecimento e experiências. Contudo, e apesar de trazermos connosco um conjunto de saberes e competências adquiridas anteriormente, aprendemos todos os dias a adaptá-las à realidade do contexto prático onde nos encontramos. Porque Enfermagem é isto mesmo. É correr atrás de novos desafios com o intuito de aprimorar a Arte do Cuidar. Já pensaste também em embarcar nesta aventura? Através dela poderás aprender um idioma novo, viajar pela Europa, conhecer pessoas de diferentes etnias e até mesmo, construir novas amizades. O local para onde viajarás terá reservado para ti um conjunto de hábitos e costumes que te irão enriquecer culturalmente, nomeadamente a nível histórico, tradicional, gastronómico e até mesmo através da sua arte e cultura. Apesar de todas as circunstâncias que vivemos atualmente, a experiência que tivemos ao realizar o Programa Erasmus+ foi sem dúvida muito gratificante e proveitosa, pois o facto de podermos ter conseguido conciliar a nossa aprendizagem com o descobrimento cultural do país, fez com que esta se tornasse a melhor experiência académica durante estes 4 anos. Mónica Santos, Nuno Teixeira, Portugal < Voltar

  • 74º Aniversário Cluny

    < Voltar 74º Aniversário Cluny ESESJCluny 6/10/2022 A Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny celebra 74 anos! A Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny celebra 74 anos! São 74 anos aliando a tradição à inovação do ensino da Enfermagem e a apostar na qualificação de excelência de profissionais de saúde!Conheça mais da Cluny em www.esesjcluny.pt . Anterior Próximo

  • Cluny Spring School '24

    < Voltar Cluny Spring School '24 ESESJCluny 18/04/2024 Workshops Cluny Spring School '24 A Cluny Spring School 2024 , tem calendarizado nove workshops, direcionados aos Estudantes de Licenciatura, Pós-Graduações e Mestrados da ESESJCluny, com o intuito do desenvolvimento de competências transversais à investigação, pesquisa e elaboração de trabalhos académicos. As inscrições estão disponíveis em: https://forms.gle/hr7Sk7c1cGdRPoyk6 24.04 Pesquisa em Bases de Dados: Como e Onde | CLE | PG | Mestrados Joana Santos | 16h-18h | exclusivamente presencial 29.04 & 02.05 SPSS: Análise de Dados Descomplicada | PG | Mestrados Tânia Lourenço | 16h-20h | exclusivamente presencial 06.05 Referências Bibliográficas: Como Fazer | CLE | PG | Mestrados Joana Santos | 16h-18h | exclusivamente presencial 07.05 Formatar Trabalhos Académicos: Simplificar | CLE | PG | Mestrados Joana Santos | 16h-18h | exclusivamente presencial 13.05 Organização de Trabalhos: Síntese Teórica | CLE Joana Santos | 14h0-16h |exclusivamente presencial 13.05 Relatório Final de Estágio: Como Organizar e Redigir | Mestrados Luísa Santos | 16h-18h | exclusivamente presencial 21.05 Scoping Review e Revisão Integrativa Passo a Passo | PG | Mestrados Tiago Casaleiro | 16h-20h | exclusivamente online 28.05 ABC da Análise Qualitativa: Utilização de Software | PG | Mestrados David Sousa | 16h-20h | formato híbrido Anterior Próximo

  • Comunidade | Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny

    Eco-Cluny Apresentação A promoção de um ambiente saudável, sempre foi uma preocupação constante da ESESJCluny. Assim, em 2016 e, de uma forma mais sistematizada, numa iniciativa inserida no Gabinete da Qualidade, foi concebido o projeto: “Gestão de Resíduos”, com a finalidade de: “Adoção de hábitos, no dia-a-dia académico, na ESESJCluny, para a reciclagem, reutilização e redução de resíduos (com o intuito também, de realizar uma "Horta Académica"). No ano seguinte, em 2017, a ESESJCluny, demonstrou vontade de envolver os seus estudantes nos processos de decisão no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, bem como, empenho em melhorar o desempenho ambiental da Escola. Pelo que, inscreveu-se no Programa Eco-Escolas, do Ensino Superior. É um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e direcionado para o incentivo e reconhecimento de ações no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Com base numa sustentação científica, metodológica e pedagógica o “Projeto Eco-Cluny” (com reativação em 2020/2021 e previsão de continuidade a longo prazo), tem como finalidade: “a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, promovendo assim a responsabilidade social”. Sendo já evidência, de tal facto, a aprovação da 1ª bandeira verde Eco-Escolas , resultante da sua candidatura ao Galardão Bandeira Verde. ​ ​ ​ Coordenação ​Patrícia Câmara Mestre ​ Eco-Escolas Galardão Conselho Eco-Escolas 2023/2024 Bruna Sousa Fabiana Livramento Gabriela Batista Joana Nascimento João Franco Gouveia João Ribeiro Maria Beatriz Abreu Pestana Maria João Rodrigues Marta Calaça Monica Brito Nisa Francisca Melim Silvia Abreu Sofia Abreu Soraia Freitas Vidalciana Da Silva Vitor Hugo Freitas AE: Mara Pereira Sofia Bacanhim ​ Comunidade Externa: Susana Bazenga ​ Docentes Idalina Faneca Patrícia Câmara ​ Não Docentes Sónia Góis Eco-Código Cluny Objetivos Consciencializar a comunidade académica, sobre questões de saúde planetária e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); Desenvolver competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, incutindo a responsabilidade social e promovendo a consciência de uma saúde global. Cluny & Rede Campus Sustentável A Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny integra a Rede Campus Sustentável , uma rede de cooperação entre instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.​​ ​ Rede Campus Sustentável Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments O Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments tem como objetivo principal preparar todos os Enfermeiros para cuidar melhor de pacientes e comunidades num mundo em constante mudança climática. Este movimento de profissionais de saúde, que funciona ao nível de toda a Europa, visa mobilizar Enfermeiros, em todo o continente, para a educação sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, fornecendo recursos e oportunidades de ligação em rede. Em junho de 2023, a ESESJCluny integra esta mesma rede, através do "Compromisso da Escola de Enfermagem/Nursing School Commitment", estando representada pela Docente Patrícia Câmara. ​ Nurses Climate Challenge Associação de Investigação e Promoção da Economia Social Social (AIPES), & Rede para a Economia Social e Solidária (RESS) Desde junho de 2023 a Cluny, através da Docente Patrícia Câmara, integra a rede MAPESS. Uma plataforma acessível às entidades da economia social e solidária, a investigadores, a estudantes e ao público, onde é possível consultar o mapeamento com georreferenciação de todas as Organizações de Economia Social e Solidária (OESS) da Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) registadas. Os objetivos da MAPESS prendem-se com a melhoria da visibilidade pela promoção das Organizações da Economia Social e Solidária; maior conhecimento sobre a diversidade de projetos e respostas sociais das Organizações da Economia Social e Solidária; estabelecer parcerias e redes. ​

  • Projeto Nurses4ONEHealth | práticas de sustentabilidade da saúde

    < Voltar Projeto Nurses4ONEHealth | práticas de sustentabilidade da saúde ESESJCluny 12/01/2024 Estudantes da ESESJCluny, no âmbito do projeto Nurses4ONEHealth, promovem práticas de sustentabilidade da saúde, junto dos estudantes da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes O projeto Nurses4ONEHealth, espoletado pela questão, como formar enfermeiros para uma saúde global, procura ir além da tradicional abordagem curricular e explorar novas perspetivas e estratégias para conceber profissionais de enfermagem, como agentes de transformação social, com novas competências clínicas, académicas, espirituais e sociais, comprometidos com uma saúde global. A saúde global é um conceito emergente que reconhece a interconexão entre a saúde humana, a saúde dos ecossistemas e a saúde do planeta como um todo. Esta abordagem sistémica da saúde buscando entender os impactos das atividades humanas no meio ambiente está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrados na agenda 20-30 da ONU. Os desafios destacados pelos 17 ODS, nomeadamente: a) a erradicação da pobreza e da fome (ODS 1 e 2); b) o acesso universal a serviços essenciais como: 1. a saúde (ODS 3), 2. a educação (ODS 4); 3. a água e saneamento (ODS 6), 4. a energia renovável (ODS 7), c) trabalho decente (ODS 8); d) sustentabilidade ambiental (ODS 11-15); e) sociedades inclusivas com desigualdades reduzidas de condições de vida e oportunidades de vida (ODS 5, 10, 16, 17). A ESESJCluny, numa base de sustentação científica, pedagógica e de inovação tem desenvolvido esforços para a promoção de uma melhor saúde planetária, envolvendo toda a comunidade académica na Formação de Enfermeiros para uma Saúde Global – Nurses4ONE Health. Articulando investigação, exploração e intervenção comunitária, estudantes finalistas do curso de licenciatura em enfermagem e docentes partilham saberes sobre práticas de sustentabilidade em saúde junto dos estudantes da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, durante o mês de janeiro de 2024, com o objetivo de consciencializar os seus pares para a responsabilidade cívica, no âmbito da sustentabilidade na saúde. Deste modo, as temáticas abordadas são: ECO-Ansiedade com Resiliência e Adaptação; Alimentação Sustentável; Saúde e Resíduos; Mobilidade Sustentável e Saudável; Alterações Climáticas: uma Abordagem Juvenil; Água Limpa Vida Saudável. Anterior Próximo

  • A Cluny na Macaronight 2023

    < Voltar A Cluny na Macaronight 2023 ESESJCluny 2/10/2023 Macaronight 2023 A Cluny marcou presença na edição 2023 da Macaronight cujo tema foi 'A adaptação às Alterações Climáticas', para divulgar os projetos de Investigação & Desenvolvimento trabalhados pela Escola!Docentes e Estudantes Cluny desmistificaram um pouco do que se faz na área da I&D ligando a Enfermagem à Ecologia e Alterações Climáticas. Um tema que está cada vez mais presente no dia-a-dia da nossa realidade. Agradecemos o convite da Macaronight, um evento que surgiu em 2018-2019, com o intuito de aproximar Investigadores das Ilhas da Macaronésia aos cidadãos. Anterior Próximo

  • Provedor do estudante | ESESJCluny

    Provedor do estudante Seja bem-vindo à página do Provedor do estudante da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny! Ao Provedor do Estudante cabe promover e defender os direitos e interesses legítimos dos estudantes da ESESJCluny. Os estudantes da ESESJCLUNY podem recorrer aos serviços da Provedoria, marcando entrevistas com o Provedor (por telefone ou correio eletrónico) e/ou enviando mensagens com consultas, reclamações, sugestões, pedidos de mediação, elogios... ​ Caro Estudante não hesite em contactar o seu provedor pessoalmente, por carta, por mensagem eletrónica ou por telefone. Seja proactivo, venha, participe, colabore, intervenha! Contactos: Jesus Maria Sousa CV provedor@esesjcluny.pt O que faz o provedor do estudante da ESESJCluny? O Provedor do Estudante depende de algum órgão? Quando e sobre que pessoas ou entidades pode o estudante enviar comunicações ou mensagens ao Provedor? Se a situação disser respeito a um grupo de alunos como deve ser feita a comunicação ao Provedor do Estudante? Qual o tipo de assuntos que podem desencadear uma exposição ao Provedor do Estudante? Quais são as competências do Provedor do Estudante? As recomendações, pareceres e relatórios resultantes da atividade do Provedor a quem são dadas a conhecer? Perante uma queixa, petição ou reclamação como é que o Provedor do Estudante elabora a sua opinião ou interpretação da situação? Há a possibilidade dos estudantes fazerem participações ou queixas anónimas? Há inconvenientes de optar pela confidencialidade dos dados? O que impede o Provedor de revelar a identidade do declarante? Há identificação pública do alvo da queixa ou reclamação? Os órgãos e serviços da Escola podem recusar-se a colaborar com o Provedor do Estudante? Se receber uma queixa de um ou mais estudantes o Provedor do Estudante é sempre obrigado a atuar? De que forma podem ser enviadas as mensagens ao Provedor do Estudante? As comunicações podem ser feitas por escrito (por correio eletrónico, postal ou fax) ou oralmente mas, neste caso, devem ser passadas a escrito e assinadas pelo declarante. O que sucede se alguém a quem o Provedor do Estudante solicitou a presença para audição se recusar a comparecer ou a prestar informações? Em que condições é que o Provedor do Estudante manda arquivar uma queixa, petição ou participação? O Provedor do Estudante pode formular conclusões apenas baseado na informação inicial do(s) estudante(s)? Regulamento

  • Editorial | ESESJCluny

    Editorial A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro Tavares no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948. Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny. Missão e Valores A Instituição tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à científica e técnica e tem-se afirmado, em primeiro lugar, pelas oportunidades de aprendizagem e rigor imprimido às mesmas, no sentido do desenvolvimento das competências inerentes à profissão de Enfermagem e que, temos a certeza, ficam munidos os seus formandos. Como Instituição formadora de pessoas vocacionadas para cuidar de pessoas, tem dedicado uma especial atenção às mudanças sócio-culturais em geral e à alteração dos modelos de referência, quer da profissão de Enfermagem quer pedagógicos, valorizando um relacionamento próximo e menos formal professor/estudante, sem contudo desvalorizar os valores da disciplina e do respeito pelos papéis sociais de professores, estudantes ou funcionários. Inovação ​ A introdução progressiva de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em que os formandos assumem o papel de sujeitos e agentes da sua própria aprendizagem, teve um marco importante com a adaptação do Plano de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem à filosofia do Processo de Bolonha, a que correspondem 240 ECTS. Simultaneamente dotou-se a Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny de um laboratório exemplar - destinado ao desenvolvimento de perícias técnicas - e de um outro das novas tecnologias, promotor do desenvolvimento de competências de pesquisa e de acesso à mais recente evidência científica, reconhecida por docentes e estudantes como uma grande mais valia. Através do sítio da Escola, esta Instituição comunica à sociedade alguns dados relevantes da mesma e o Portal Corporativo constitui um meio privilegiado de acesso reservado a professores e estudantes, em que, de qualquer parte da Ilha ou do Mundo, permite a troca de informação, como por exemplo a disponibilização de conteúdos das sessões letivas, o esclarecimento de dúvidas, os fóruns de discussão, entre outros. Filosofia Toda esta filosofia e dotação de meios tem incrementado o dinamismo na vida académica traduzido, e na vertente científica, na promoção de conferências, seminários, jornadas, visitas de estudo e ensinos clínicos fora da região, com as mais valias inerentes. A Associação de Estudantes, a Tuna, a participação em campanhas de solidariedade ou de Promoção da Saúde, entre outros eventos, têm contribuído para o desenvolvimento humano e de cidadania dos nossos estudantes. A Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny, pela qualidade do seu ensino e formação, tem conseguido alcançar ao longo dos anos o reconhecimento social e o prestígio que muito a honra e a dignifica. Reconhece a excelência dos Enfermeiros que por lá passaram e consequentemente a Enfermagem e a Saúde Regional, Nacional e Internacional. São prova disso os feedbacks obtidos das entidades empregadoras dos seus formandos a nível regional, nacional e internacional e de outras Instituições de Ensino Superior que recebem os nossos ex-formandos em cursos pós-graduados, assim como os resultados das avaliações externas efetuadas pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Aprender o saber-saber, o saber-fazer, assim como o saber-ser e o saber-estar, foram as sementes que fizeram e fazem de nós o que hoje somos como pessoas e como Enfermeiros. Desde a sua Fundação até o momento atual, a Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny formou mais de 3000 profissionais de Enfermagem. Nas primeiras cinco décadas dedicou-se ao ensino da formação de base, tendo nos anos seguintes diversificado a sua oferta formativa através da realização de Mestrados, Cursos de Especialização e Pós-graduações, procurando corresponder às necessidades de cuidados de saúde da população. É com o empenho de toda a Comunidade Académica - órgãos de gestão, docentes, administrativos, auxiliares e estudantes - que a insituição se mantém erguida e continua a sua evolução ao longos dos tempos. A Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, assente nos valores que a tem conduzido, afirma perante a sociedade a quem serve, que continuará a desenvolver todos os esforços para que, e no âmbito da sua esfera de ação, os cuidados de Enfermagem prestados à população da RAM correspondam às suas expectativas e necessidades assim como aos padrões de qualidade preconizados pela Ordem dos Enfermeiros.

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