top of page
Topo

GIDeC
Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny

Apresentação

O Gabinete de Investigação e Desenvolvimento Cluny (GIDeC) foi criado pela Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny em 18 de julho de 2011, no sentido de constituir uma estrutura que promova a investigação e desenvolvimento na ESESJC e a sua divulgação.

No sentido de reforçar a dinamização da investigação de grande impacto na comunidade científica e na sociedade, a ESESJC tem vindo a aprimorar a sua organização e respetivos processos. Assim, tem fomentado condições para o desenvolvimento da investigação e produção científica de excelência, valorizando o potencial de cada agente envolvido, desde os estudantes, aos docentes e outros agentes/entidades com atividades de I&D.

Linhas de Investigação

Contextualizados pela visão da instituição e as recomendações para a Qualidade do Ensino Superior em Portugal, como ponto de partida para o trabalho a desenvolver, foram definidas as seguintes quatro linhas de ação estruturantes do eixo Investigação:

- Investigação orientada e desenvolvimento profissional de alto nível;

- Mecanismos de articulação entre o ensino e a investigação, designadamente, no que se refere ao contacto dos estudantes com atividades de investigação e inovação desde os primeiros anos e investigação desenvolvida pelos docentes nas áreas de lecionação;

- Mecanismos de transferência e valorização do conhecimento;

- Procedimentos de monitorização, avaliação e melhoria dos recursos humanos e materiais afetos à investigação e desenvolvimento, da produção científica, tecnológica e artística, dos resultados da valorização do conhecimento e da articulação entre o ensino e a investigação.

Equipa Coordenadora

TâniaL_edited_edited.png

Tânia Lourenço

Doutor(a)

Curriculum vitae

BrunaGouveia_2021.jpg

Bruna Gouveia 

Doutor(a)

Curriculum vitae

RitaF_edited_edited.png

Rita Figueiredo

Doutor(a)

Curriculum vitae

Missão, Visão e Valores

Missão

O GIDeC tem como missão contribuir para a construção do conhecimento científico em Enfermagem/Saúde, dos contextos e sistemas onde se insere, através do desenvolvimento e divulgação da investigação científica.

Visão

O GIDeC tem como visão constituir-se como uma entidade dinamizadora e aglutinadora da investigação, incluindo as vertentes da formação, da organização e da prestação de cuidados, aos diferentes níveis de prevenção e ao longo de todo o ciclo vital da pessoa, família e comunidade.

Valores

O GIDeC assume como valores norteadores da sua ação o rigor científico, a verdade, a honestidade intelectual, a justiça, o respeito pela dignidade, autonomia e liberdade do outro e a responsabilidade.

Objetivos do GIDeC

Com base nas linhas estruturantes da Investigação preconizadas no plano estratégico da Cluny o GIDeC tem como objetivos:


- Promover o desenvolvimento e a divulgação da investigação científica em Saúde/Enfermagem e Educação em Saúde/Enfermagem na ESESJC, em articulação com a dinâmica de formação da mesma.

- Promover o intercâmbio científico, a cooperação e as parcerias com unidades de investigação, instituições de ensino ou outras instituições com fins científicos.

- Fomentar a participação em projetos de investigação nacionais e internacionais ou redes de investigação.

- Apoiar projetos de investigação através de serviços de consultadoria e candidaturas a fontes de financiamento.

- Promover programas de formação em Investigação.

- Promover a valorização da ESESJC no âmbito da comunidade científica.

- Contribuir para uma ciência aberta de acordo com as melhores práticas internacionais.

Membros

São membros do GIDeC todos os docentes da Cluny, a tempo integral ou parcial, que estejam a desenvolver investigação, independentemente de serem ou não membros colaboradores ou integrados em Unidades de Investigação certificadas.  

 

Podem ainda ser colaboradores do GIDeC os estudantes da ESESJC ou elementos externos à Instituição, desde que pertençam à equipa de investigadores de um projeto de investigação concreto.

Linhas de investigação

  • How do I add a new FAQ?
    To add a new FAQ, follow these steps: Click the Manage FAQs button. In your site's dashboard, click Add New and choose the Question and Answer option. Each new question and answer must be assigned to a category. Save and publish. You can always edit your FAQs, reorder them and select other categories.
  • Can I insert an image, video or GIF to an FAQ?
    Yes. To add media, follow these steps: Enter the application settings Click Manage FAQ Create or select the question you'd like to add media to When editing your reply, click on the video, image, or GIF icon Add media from your collection and save.
  • How do I edit or remove the "FAQ" heading?
    You can edit the title in the application settings. If you don't want to display the title, simply disable it under Info to show.
  • What is an FAQ section?
    A FAQ section can be used to quickly answer common questions about your business, such as "Where do you ship?", "What are your opening hours?" or "How can I schedule a service?". FAQs are a great way to help people navigate your site and can even boost your SEO.
bottom of page