top of page

Mestrado em Enfermagem de Reabilitação

Duração

Idioma

ECTS

Vagas

Regime

3 Semestres

Português

90

30

Laboral/Pós-Laboral

Apresentação

O Mestrado em Enfermagem de Reabilitação surge no contexto de uma parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e a Escola Superior de Saúde de Santa Maria.

Pretende-se formar enfermeiros com competência científica, técnica, ética e humana, de modo a que possam corresponder às exigências do papel social que os cidadãos de cada região, do país e de todo o mundo, deles esperam.

Com este Mestrado em Enfermagem de Reabilitação temos por objetivo geral assegurar a aquisição de competências científicas, técnicas, humanas e culturais adequadas à prestação de cuidados de enfermagem, especializados na área da enfermagem de reabilitação. 

Coordenação do Curso

BrunaGouveia_2021.jpg

Bruna Gouveia 

Doutor(a)

Curriculum vitae

Objetivos Gerais

a) Integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos, considerando as implicações e responsabilidades éticas e sociais associadas à prática de cuidados de Enfermagem de Reabilitação;

b) Comunicar as suas conclusões no domínio da área da Enfermagem de Reabilitação, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
c) Desenvolver competências na área da Enfermagem de Reabilitação que lhes permitam um exercício profissional fundamentado e uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

Estatuto Profissional

O Mestrado em Enfermagem de Reabilitação preconiza um processo de ensino aprendizagem que permita a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem de Reabilitação pela Ordem dos Enfermeiros, preenchendo os requisitos necessários ao desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (regulamento n.º 140 de 6 de fevereiro de 2019, Diário da República, 2ª série, nº 26 e regulamento nº 392 de 3 de maio de 2019, Diário da República, 2ª série, n.º 85).

Ao mesmo tempo, confere o grau académico de Mestre aos que demonstrem possuir conhecimentos e capacidades de compreensão, saibam aplicá-los na resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de estudo; revelem capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;  sejam capazes de comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, ou não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades; e aos que adquiram competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. 

Condições de Acesso 

Taxa da Empregabilidade

100% >

Último(a) candidato(a) colocado(a)

(sob consulta)

Propinas >

320 euros (x 18 mensalidades)

ou 262 euros (x 22 mensalidades)

- Ser titular de uma licenciatura em Enfermagem ou equivalente legal ou Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos de enfermagem organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo, ou titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny
- Ser titular da cédula profissional ou certificado de inscrição na Ordem dos Enfermeiros, devidamente atualizados

- Ter dois anos de exercício profissional à data de candidatura

Plano de Estudos

  • How do I add a new FAQ?
    To add a new FAQ, follow these steps: Click the Manage FAQs button. In your site's dashboard, click Add New and choose the Question and Answer option. Each new question and answer must be assigned to a category. Save and publish. You can always edit your FAQs, reorder them and select other categories.
  • Can I insert an image, video or GIF to an FAQ?
    Yes. To add media, follow these steps: Enter the application settings Click Manage FAQ Create or select the question you'd like to add media to When editing your reply, click on the video, image, or GIF icon Add media from your collection and save.
  • How do I edit or remove the "FAQ" heading?
    You can edit the title in the application settings. If you don't want to display the title, simply disable it under Info to show.
  • What is an FAQ section?
    A FAQ section can be used to quickly answer common questions about your business, such as "Where do you ship?", "What are your opening hours?" or "How can I schedule a service?". FAQs are a great way to help people navigate your site and can even boost your SEO.

Equipa Docente

Parceiro(s):

Bruna Raquel Figueira Ornelas de Gouveia

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Doutora em Ciências da Enfermagem)

Catarina Dias Ribeiro

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Especialista do Ensino Superior, Doutoranda em Enfermagem)

Élvio Henriques de Jesus

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Pós-Graduado em Administração de Serviços de Enfermagem, Doutor em Ciências da Enfermagem)

Emanuel Jaime França Gouveia

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Especialista do Ensino Superior)

Goreti Filipa dos Santos Marques

(Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, Doutora em Ciências da Enfermagem)

Maria Merícia Gouveia Rodrigues Bettencourt de Jesus

(Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Doutora em Ciências da Enfermagem)

Nisa Pereira Souto

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Especialista do Ensino Superior, Doutora em Ciências da Enfermagem)
Tânia Marlene Gonçalves Lourenço

(Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Pós-Graduada em Filosofia-Bioética, Doutora em Ciências da Enfermagem)

Tânia Marisa Pinto Rodrigues

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Doutora em Ciências da Enfermagem)

Inês Alves da Rocha e Silva Rocha

(Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Doutora em Ciências da Enfermagem)

esssmaria.png
bottom of page