top of page

Eco-Cluny

Apresentação

A promoção de um ambiente saudável, sempre foi uma preocupação constante da ESESJCluny.

Assim, em 2016 e, de uma forma mais sistematizada, numa iniciativa inserida no Gabinete da Qualidade, foi concebido o projeto: “Gestão de Resíduos”, com a finalidade de: “Adoção de hábitos, no dia-a-dia académico, na ESESJCluny, para a reciclagem, reutilização e redução de resíduos (com o intuito também, de realizar uma "Horta Académica").

No ano seguinte, em 2017, a ESESJCluny, demonstrou vontade de envolver os seus estudantes nos processos de decisão no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, bem como, empenho em melhorar o desempenho ambiental da Escola. Pelo que, inscreveu-se no Programa Eco-Escolas, do Ensino Superior. É um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e direcionado para o incentivo e reconhecimento de ações no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Com base numa sustentação científica, metodológica e pedagógica o “Projeto Eco-Cluny” (com reativação em 2020/2021 e previsão de continuidade a longo prazo), tem como finalidade: “a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, promovendo assim a responsabilidade social”. Sendo já evidência, de tal facto, a aprovação da 1ª bandeira verde Eco-Escolas, resultante da sua candidatura ao Galardão Bandeira Verde.

Coordenação

PatriciC_edited_edited.png

Patrícia Câmara
Mestre

Conselho Eco-Escolas 2023/2024

Bruna Sousa 

Fabiana Livramento

Gabriela Batista

Joana Nascimento

João Franco Gouveia

João Ribeiro

Maria Beatriz Abreu Pestana

Maria João Rodrigues

Marta Calaça

Monica Brito

Nisa Francisca Melim

Silvia Abreu

Sofia Abreu

Soraia Freitas

Vidalciana Da Silva 

Vitor Hugo Freitas

AE:

Mara Pereira 

Sofia Bacanhim 

Comunidade Externa:

Susana Bazenga

Docentes

Idalina Faneca

Patrícia Câmara

Não Docentes

Sónia Góis

Eco-Código Cluny

Eco-Código 2021-2022_edited.jpg

Objetivos

  • Consciencializar a comunidade académica, sobre questões de saúde planetária e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável);

  • Desenvolver competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, incutindo a responsabilidade social e promovendo a consciência de uma saúde global.

Design sem nome (2).png
Compostores1.jpg
Tampinhas.jpg

Cluny & Rede Campus Sustentável

A Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny integra a Rede Campus Sustentável, uma rede de cooperação entre instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.​​

Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments

O Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments tem como objetivo principal preparar todos os Enfermeiros para cuidar melhor de pacientes e comunidades num mundo em constante mudança climática.

Este movimento de profissionais de saúde, que funciona ao nível de toda a Europa, visa mobilizar Enfermeiros, em todo o continente, para a educação sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana,  fornecendo recursos e oportunidades de ligação em rede.

Em junho de 2023, a ESESJCluny integra esta mesma rede, através do "Compromisso da Escola de Enfermagem/Nursing School Commitment", estando representada pela Docente Patrícia Câmara.

Associação de Investigação e Promoção da Economia Social Social (AIPES), &
Rede para a Economia Social e Solidária (RESS)

Desde junho de 2023 a Cluny, através da Docente Patrícia Câmara, integra a rede MAPESS. Uma plataforma acessível às entidades da economia social e solidária, a investigadores, a estudantes e ao público, onde é possível consultar o mapeamento com georreferenciação de todas as Organizações de Economia Social e Solidária (OESS) da Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) registadas. 

Os objetivos da MAPESS prendem-se com a melhoria da visibilidade pela promoção das Organizações da Economia Social e Solidária; maior conhecimento sobre a diversidade de projetos e respostas sociais das Organizações da Economia Social e Solidária; estabelecer parcerias e redes.

bottom of page