top of page

Eco-Cluny

Apresentação

A promoção de um ambiente saudável, sempre foi uma preocupação constante da ESESJCluny.

Assim, em 2016 e, de uma forma mais sistematizada, numa iniciativa inserida no Gabinete da Qualidade, foi concebido o projeto: “Gestão de Resíduos”, com a finalidade de: “Adoção de hábitos, no dia-a-dia académico, na ESESJCluny, para a reciclagem, reutilização e redução de resíduos (com o intuito também, de realizar uma "Horta Académica").

No ano seguinte, em 2017, a ESESJCluny, demonstrou vontade de envolver os seus estudantes nos processos de decisão no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, bem como, empenho em melhorar o desempenho ambiental da Escola. Pelo que, inscreveu-se no Programa Eco-Escolas, do Ensino Superior. É um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e direcionado para o incentivo e reconhecimento de ações no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Com base numa sustentação científica, metodológica e pedagógica o “Projeto Eco-Cluny” (com reativação em 2020/2021 e previsão de continuidade a longo prazo), tem como finalidade: “a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, promovendo assim a responsabilidade social”. Sendo já evidência, de tal facto, a aprovação da 1ª bandeira verde Eco-Escolas, resultante da sua candidatura ao Galardão Bandeira Verde.

Coordenação

PatriciC_edited_edited.png

Patrícia Câmara
Mestre

Conselho Eco-Escolas

Estudantes:

  1. Carlos Rodrigues - carlos.jb.rodrigues@gmail.com

  2. Carolina Isabel Silva Franco  - carolinafranco.050903@gmail.com

  3. Beatriz Fidalgo Beatriz Rodrigues <abeatrizfrodrigues18@gmail.com>

  4. Fábio santo - fdnsanto@gmail.com

  5. Guilherme Santos -gui2002santos@gmail.com

  6. Isabel Henriques - isabelhenriques2003@gmail.com

  7. Lisandra Freitas 2267 -lisandrafreitas7777@outlook.com

  8. Pedro Figueira - pedroafonsocfigueira@gmail.com

  9. Sofia Alves  Sofia Alves sofia.alves03@outlook.pt

  10. sofia jardim <sofiajardim2003@gmail.com>

  11. Sara Ascenção <saraascencao@hotmail.com

  12. Sara Catarina Spínola Melim - Catarina Melim <catarinamelim00@gmail.com>

  13. Sara Cristina Paulos - sarapaulos86@gmail.com

  14. Tiago Vieira - tiagoptvieira2003@gmail.com

  15. Tomás Henrique - tomasgouveia10@gmail.com

AE

Mara Pereira - mararaquel2000@hotmail.com

Cláudia Sofia Baptista Bacanhim - sofiabacanhim@hotmail.com

Comunidade externa

Susana Bazenga - Instituto de Administração da Saúde IA-RAM

Professores

Idalina Faneca

Patrícia Câmara

 

Não Docentes

Sónia Góis

Colocar Eco- Código 2022/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos

  • Consciencializar a comunidade académica, sobre questões de saúde planetária e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável);

  • Desenvolver competências para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável, incutindo a responsabilidade social e promovendo a consciência de uma saúde global.

Design sem nome (2).png
Compostores1.jpg
Tampinhas.jpg

Cluny & Rede Campus Sustentável

  • A Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny integra a Rede Campus Sustentável, uma rede de cooperação entre instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.

Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments

O Nurses Climate Challenge Europe - Nursing School Commitments tem como objetivo principal preparar todos os Enfermeiros para cuidar melhor de pacientes e comunidades num mundo em constante mudança climática.

Este movimento de profissionais de saúde, que funciona ao nível de toda a Europa, visa mobilizar Enfermeiros, em todo o continente, para a educação sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana,  fornecendo recursos e oportunidades de ligação em rede.

Em junho de 2023, a ESESJCluny integra esta mesma rede, através do "Compromisso da Escola de Enfermagem/Nursing School Commitment", estando representada pela Docente Patrícia Câmara.

Associação de Investigação e Promoção da Economia Social Social (AIPES), &Rede para a Economia Social e Solidária (RESS)

Desde junho de 2023 a Cluny, através da Docente Patrícia Câmara, integra a rede MAPESS. Uma plataforma acessível às entidades da economia social e solidária, a investigadores, a estudantes e ao público, onde é possível consultar o mapeamento com georreferenciação de todas as Organizações de Economia Social e Solidária (OESS) da Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) registadas. 

Os objetivos da MAPESS prendem-se com a melhoria da visibilidade pela promoção das Organizações da Economia Social e Solidária; maior conhecimento sobre a diversidade de projetos e respostas sociais das Organizações da Economia Social e Solidária; estabelecer parcerias e redes.

bottom of page